sábado, 21 de agosto de 2010

Prato facetado com temoku e kuan






Fiz esse prato facetado com uma aplicação de engobe de terracota por fora, sobre o engobe eu esmaltei com um temoku de cinzas. O temoku eu formulei foi adaptado de um livro do Hamada, a cinza em vez de matsu eu usei laranjeira.
Por dentro do prato eu usei um vidrado que eu estou estudando chamado Kuan, que tem como caracteristica o efeito do craquelado.

3 comentários:

  1. Vicente:
    Parabéns pela peça, o fato de voce usar argila que vira esmalte é uma idéia boa, reflete a simplicidade de solução, as argilas já trazem muitas substâncias misturadas que já dão um esmalte próprio, e provavelmente foi a logica usada pelos ceramistas antigos orientais(chineses,coreanos,japoneses). O esmalte do interior me pareceria pela aparencia ser mais um jun-yao, tanto pela opalescência como pelo tom azulado,os kuan-yao(ou guan-yao na grafía moderna chinesa) são mais opacos e craquelados, na minha opinião você tal vez deva acrescentar mais quartzo e alúmina via argila branca para aumentar a brancura do esmalte...não utilizar opacificantes modernos como zirconio ou estanho, titanio,etc. Os da família japonesa Nuka podem ser um bom começo, e o Hamada os utilizava nuito.

    ResponderExcluir
  2. Vicente:
    Outro opacificante natural usado é o fósforo das cinzas,ou cinzas de ossos,acho que é outra abordagem possível.. jun-yao,guan-yao,ru-yao, são (eu acho),variações às vezes do mesmo esmalte em diferentes condições de fusão(maior ou menor temperatura) e redução...e também de grossura do esmalte...observei no teu prato uma parte mais fundida que a outra(mais transparente0 acho que uns graus a menos ficará mais opaco.

    Abraço

    Eduardo

    ResponderExcluir