quinta-feira, 31 de março de 2011

Panelinhas






Esse ano eu fiz novamente uma serie de panelinhas. Eu pensei em fazer uma peça que fosse inteira feita no torno. Fiz algumas com tenmoku e outras com uma base de magnésio com rutilo, todas as peças foram queimadas em cone 10.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Parte 3

Eu postei as ultimas fotos do encontro da USP, gostei bastante do trabalho da artista argentina Vilma Villaverde tanto da parte formal e conceitual. E fiquei impressionado com a pesquisa de tenmokus do Toshiyuki Ukeseki, impressionante os resultados.

terça-feira, 29 de março de 2011

Parte 2.







Mais fotos dos trabalhos dos artistas que participaram do encontro na USP.

terça-feira, 22 de março de 2011

1º Encontro internacional de ceramistas na USP.





Hoje foi o primeiro dia do encontro que está ocorrendo na faculdade de arquitetura da USP (FAU),com palestras da professora Dra Cecilia Almeida Salles da PUC-SP e do professor Dr Jaques Kaufmann da Ecole Superieure D´arts apliques(Vevey-Suiça).
Depois das palestras ocorreram os trabalhos de ateliê com os seguintes artistas: Graciela Olio (Argentina), Jackson Li (China), Jaques Kaufmann (Suiça), Nathan Lynch (EUA) e Vilma Villaverde (Argentina).
Pessoalmente eu gostei dos trabalhos do Nathan Lynch de modelagen e principalmente do trabalho de Jackson Li que trabalhou com o torno fazendo uns bowls de chá.

domingo, 20 de março de 2011

Bowls de Oribe.









Queimei esses bowls nos cones 7 e 8 com oribe, alguns ficaram vermelhos e outros ficaram alaranjados.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Temoku preto



Fiz a minha receita de temoku preto só que com um óxido de ferro que eu ganhei importado não sei da onde?
Essas peças foram queimadas em cone 10.

terça-feira, 15 de março de 2011

Temoku Kaki.







Fiz um temoku com uma base bem simples de cálcio, sobre o temoku eu fiz uma sobreposição com o mesmo esmalte sem o oxido de ferro. Essas peças foram queimadas em cone 10 (1300 graus Celcius).

sábado, 12 de março de 2011

Bowls de porcelana.




Esses bowls foram queimados na ultima fornada, queimados no cone 10 (1300 graus Celcius).
Os bowls foram esmaltados com um vidrado de cinza e colorido com titânio.

quinta-feira, 10 de março de 2011

resultados do curso de esmalte.



Esse curso foi lecionado no ateliê da Carol Lamaita e foi finalizado ontem saíram alguns resultados bem interessantes. Os testes queimados em forno elétrico foram queimados em 1260 graus Celcius, cone 8 e os testes queimados no meu forno a gás foram em 1280 cone 9.

terça-feira, 8 de março de 2011

Abertura do meu forno.







Fiz essa queima na segunda-feira durante o carnaval. A queima durou cerca de 7 horas e chegou a 1290 graus Celcius no termopar, mas acho que chegou a 1300 graus.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Resultados do curso de esmaltes.




Os resultados do curso de esmalte que eu iniciei no ano passado com a minha aluna e chef de cozinha Heloisa Bacellar. Os testes foram queimados em forno eletrico queimados em 1260 graus Celcius com um patamar de quinze minutos deve passar um pouco do cone 8.